Acerca da leitura na escola
A língua é objeto da escola que a sistematiza. Assim, ensinamos às novas gerações a linguagem verbal e a linguagem não verbal, a linguagem escrita, especialmente a linguagem literária. Esta tarefa ainda é desafiadora, pois ainda não temos construída uma cultura de sociedade leitora.
A leitura nos abre portas para a interação com o mundo e assim, confunde-se com o próprio mundo. Por meio dela temos a oportunidade de conhecer melhor a nós mesmos, compreendermos a si próprios e também aos outros.
As práticas de leitura na escola, instituição que socialmente tem a função de formar leitores, corroboram para a construção da sociedade de leitores que tanto é necessária às demandas da atualidade.
Nossa escola preocupa-se com a leitura literária dos alunos, pois acredita que ela veicula os valores socialmente construídos, no caso, o cabedal cultural priorizado pela sociedade o que não ocorre naturalmente, mas necessita da reflexão acerca das leituras realizadas. Assim, os professores do colégio incentivam não apenas a leitura, mas o debate acerca das temáticas, dos autores e das tramas e contextos das obras. Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Jacqueline Leandro de Freitas, realizaram atividades complementares à leitura das obras indicadas para este mês de março:

• 6º ano – “As mil e uma noites” - Ynac Bosseba. É uma das mais famosas obras da Literatura Árabe, reunindo uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI. Diante dos contos da bela Sherazade, os alunos aprendem, ouvem e conhecem rainhas e sultões, gênios e monstros, lutas e intrigas, tudo em clima de muita magia, beleza e mistério!

• 7º e 8ºs anos - "Extraordinário” - R. J Palacio. Livro que retrata a questão do Bullying na escola e a presença de um colega de sala com uma deformidade facial. Como “EU aluno”, pessoa, menino ou menina, enxergo essas questões? Como tornar o mundo um lugar melhor?

• 9º ano - "O guia do mochileiro das galáxias” - Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica. Livro que retrata sobre política, humor, ética, lealdade, ficção científica. Desenvolvendo o senso crítico dos alunos.

• Vejam as fotos...